sexta-feira, 17 de julho de 2009

Defesa Civil é vista de forma diferente em encontro

04/05/2009
O Coordenador da Defesa Civil de São Bento Aluísio Moreira, participou em Florianópolis, na última quinta-feira, dia 30, da segunda reunião com os Coordenadores da Defesa Civil. O encontro contou também com a participação de Jayme Fuck, representante do Clube de Radioamadores, Crasb.
Jayme analisou a discussão na capital como produtiva. “No encontro foi possível discutir o trabalho da Defesa Civil, e ter um foco diferente do que é realmente o órgão, que trabalha 80% com a prevenção, e 20% com a reconstrução. É necessário estar em alerta sempre, em todo momento”, avaliou. Ele informou que quando há perdas de casas e empresas devido a enchentes por exemplo, além do prejuízo físico, existe também um prejuízo de cunho social que é difícil de lidar.
O encontro serviu para reflexão de assuntos como mapeamento de áreas de risco, trabalhar com o planejamento acima de tudo e olhar para construções futuras. Jayme Fuck que é um Radioamador, falou de seu equipamento. “Quando todos os outros meios de comunicação falharem, o Radioamador estará sempre a disposição, pois ele sempre irá funcionar. E a importância deste meio foi bastante discutida”, relatou.
Alguns órgãos da Defesa Civil no estado tem uma boa estrutura, porém a sua maioria não está atento para analisar acessos para o socorro de vítimas em seu município, quais as áreas seguras, onde encontrar os recursos e equipamentos em caso de acidentes. Em relação a formação de um banco de dados único, Aluísio adiantou que no encontro já foi formado um núcleo para implantar em toda a região metropolitana de Florianópolis.
“Irá começar pela capital, mas a intenção é unificar as informações por região. São Bento, Rio Negrinho e Campo Alegre formará um grupo, e as pessoas responsáveis irão receber um treinamento específico, trabalhando com a prevenção”, finalizou. O Coordenador exemplifica que quando acontecer algo na região, todos poderão colaborar, pois estarão treinados de forma igual para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário